Ellen White e a Bateria

O assunto do uso da bateria parece ter sido predominante nas comunidades adventistas no ano de 2009. No centro dessas discussões está a passagem de Ellen White em que ela diz:


"As coisas que descrevestes em Indiana, o Senhor revelou-me que haviam de ter lugar imediatamente, antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operarão do Espírito Santo." (ME 1, 36).

No mês de maio do ano passado, publiquei um artigo no meu blog www.AdventismoRelevante.com sobre a famosa "profecia de Indiana". O artigo "Ellen White Era Contra a Bateria na Música Sacra"? recebeu vasta propagação pela internet, segundo minhas fontes. As reações foram as mais diversas, desde aplausos de líderes da obra, pastores e até professores do Unasp pelos esclarecimentos e equilíbrio até ira e ataques pessoais de muitos blogueiros e irmãos ultra-conservadores na questão da música.

A despeito de toda a apologia em favor do uso da percussão na música sacra à luz da Bíblia, o "ano da bateria" foi fechado com "chave de ouro" com a publicação na Revista Adventista no mês de Dezembro do artigo condenando a percussão pelo Dr. Ozéas Moura intitulado "O Uso de Instrumentos de Percussão na Música Sacra". Clique aqui e aqui para ler minhas resenhas sobre o artigo.

Gostaria de postar aqui algumas breves reflexões sobre o tema após vários meses de conversas com outros irmãos, músicos e pastores. Esses contatos foram cruciais para lapidar os argumentos.

Hoje posto uma declaração do livro Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 287 que lança luz sobre o uso que muitos fazem dos escritos de Ellen White.Vejam como elas se aplicam ao abuso que ainda se faz quanto ao episódio de Indiana:

"Vemos os que escolhem as expressões mais fortes dos testemunhos e sem fazer uma exposição ou um relato das circunstâncias em que são dados os avisos e advertências, querem impô-los em todos os casos. Assim eles produzem maléficas impressões na mente das pessoas. Há sempre os que são propensos a apossar-se de alguma coisa de tal índole que possa ser usada por eles para prender as pessoas a rigorosa e severa prova, e que inserirão elementos de seu próprio caráter nas reformas. Isso, desde o início, suscita a combatividade daqueles mesmos que eles poderiam ajudar se agissem cautelosamente, exercendo uma influência salutar que levaria as pessoas com eles. Empreenderão a obra fazendo injúria contra as pessoas. Escolhendo algumas coisas nos testemunhos, impõem-nas a todos, e, em vez de ganhar almas, repelem-nas. Causam divisões, quando podiam e deviam promover a harmonia"

"Não apanhem os indivíduos as declarações mais fortes, feitas a pessoas e famílias [nota: neste caso Igrejas de Indiana], impondo essas coisas porque desejam usar o açoite e ter algo para impor. Tomem esses temperamentos ativos e resolutos a Palavra de Deus e os testemunhos, que apresentam a necessidade de clemência, amor e perfeita unidade, e labutem zelosa e perseverantemente. Com o próprio coração abrandado e enternecido pela graça de Cristo, com espírito humilde e cheio da essência da bondade humana, eles não produzirão preconceitos, nem causarão dissensões, e não debilitarão as igrejas."

André Reis


0 comentários to "Ellen White e a Bateria"

Postar um comentário

Blog Archive

Web hosting for webmasters