EDUCAÇÃO ADVENTISTA

Filosofia Educacional Adventista
O sistema educacional adventista objetiva promover no ensino contextos em que possa ser vivenciada a Filosofia Cristã de Educação. Assim fazendo, provê modelos das mais diversas ordens para professores, estudantes, administradores e estudiosos em geral.
A Filosofia Cristã de Educação é fundamentada nas seguintes crenças:

  1. Deus o Criador, é a realidade última do universo. Por isso conhecê-lo e compreender Sua vontade é de crucial importância desde cedo na vida;
  2. O homem, criado perfeito por Deus, é o resultado de uma sutil e judiciosa combinação do material com o espiritual, um ser racional destinado a ser completo e feliz na medida em que harmoniosamente se relacionar com Seu Criador e bem conviver com seus semelhantes;
  3. Separado de Deus, o homem está sujeito à degradação. Por isso restabelecer ligação com Deus na forma e no tempo devidos deve ser o grande objetivo da vida;
  4. Criado o homem, com potenciais a desenvolver, chama-se Educação Cristã à obra que permite seu harmonioso desenvolvimento em comunhão com o Criador. A maior tragédia é não desenvolver plena e harmoniosamente seus potenciais. Em outras palavras, é apenas “poder ter sido”. Por isso, em se tratando de educação, excelência é o mínimo desejável;
  5. Na vida humana, ações e atividades dos primeiros anos são de crucial importância para o posterior desenvolvimento. Assim, é sobre a boa educação e a felicidade do educando que se constrói o futuro bem estar e o destino do homem;
  6. Deus o Criador, é também fonte de todo o conhecimento e se revela ao homem mediante a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo, a natureza, seu segundo livro, e através do trato com pessoas e povos de todas as épocas.
Pelas crenças acima mencionadas, no sistema educacional adventista, as ações e as atividades que promovem o harmonioso desenvolvimento do educando, o currículo educacional ocupa todos os aspectos do ser e todas as formas de revelação de Deus, promovendo uma educação integral.
O caráter de Deus revelado na lei moral, o decálogo, constitui-se no grande padrão de comportamento ético do homem e na fonte das diretrizes para a formação do caráter e para o desenvolvimento do censo estético.
Estando o homem separado de Deus por sua livre escolha, e assim sujeito a decrepitude, cabe à Educação Cristã o supremo ideal de levar o homem a reaproximar-se do Seu Criador.
Tendo como idéia precípua a origem do homem descrita na Bíblia como sendo obra da criação de Deus e o contexto escatológico e profético do mundo atual, a organização do Sistema Educacional Adventista visa atender estes princípios:
  1. A  formação de crianças e jovens é um processo cooperativo em que são juntamente responsáveis  os  pais  e o lar, os educadores e a escola, os membros da comunidade religiosa e a igreja;
  2. A Bíblia constitui a base e o ponto de referência de todas as atividades educativas;
  3. Os educadores internalizam e vivem os princípios do cristianismo e Jesus Cristo ocupa um lugar privilegiado na vida de cada instituição;
  4. Os educadores promovem o desenvolvimento integral de cada estudante levando em conta a dimensão mental, espiritual, física e social de cada um deles;
  5. Todo o programa escolar deve ter como propósito restaurar o ser humano à condição ideal  em  que  Deus o criou;
  6. Os educadores e estudantes devem reconhecer que toda verdade autêntica tem sua origem em Deus  e  que todos os campos do conhecimento oferecem oportunidades de aprofundar a compreensão desta  verdade;
  7. O serviço em favor de outros seres humanos, motivado pelo amor de Deus e utilizando os talentos  que  Ele nos confiou, é o ideal supremo da existência;
  8. Os estudantes são estimulados a desenvolver um pensamento independente e responsável, a  fim de tomarem decisões baseados nos princípios bíblicos;
  9. Os professores e estudantes apóiam e tomam  parte ativa na missão evangelizadora que Cristo confiou à igreja;
  10. Uma vida de utilidade e bênção à sociedade é alcançada pelos estudantes que se desenvolvem integralmente sob influência da Educação cristã.
MISSÃO
Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento harmônico dos educandos, nos aspectos físicos, intelectuais, sociais e espirituais, formando cidadãos pensantes, úteis à comunidade, à Pátria  e a Deus.

VISÃO
Ser um sistema educacional reconhecido pela excelência, fundamentado em princípios ético-cristãos, com ampla participação no setor educacional.

OBJETIVO
  1. Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.
  2. Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta.
  3. Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus.
  4. Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição da construção do conhecimento em favor do bem comum, tendo como ferramentas as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
  5. Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem.
  6. Oportunizar  o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo.
  7. Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a sábia escolha profissional e a formação familiar, o serviço a Deus e à comunidade.
  8. Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos.
  9. Favorecer o desenvolvimento da auto-estima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança.
  10. Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao próximo como a si mesmo.
PEDAGOGIA ADVENTISTA
A  verdadeira educação significa mais do que a prossecução de um certo curso de estudos. Significa mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo e todo o período da existência possível ao homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. Prepara o estudante para o gozo do serviço neste mundo, e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro.
Educação, 13
  • Caráter
  • Exemplo
  • Reflexiva / Restauradora
  • Construção do caráter
  • Promove o ser pensante
  • Conhecer
PERFIL DO EDUCANDO
  1. Caráter íntegro
  2. Equilíbrio emocional
  3. Capacidade de fazer escolhas e tomar decisões
  4. Pensamento crítico e reflexivo
  5. Conhecimento, experiência e valorização das leis da saúde
  6. Relacionamentos saudáveis
  7. Comprometimento e responsabilidade
  8. Desprendimento de si mesmo e solidariedade
PERFIL DO EDUCADOR
  1. Ser um imitador de Cristo.
  2. Ter o senso da presença divina.
  3. Conhecer e estar sintonizado com a filosofia e a proposta da Educação Adventista.
  4. Manter aperfeiçoamento constante.
  5. Ter visão do alcance do seu trabalho e da sua relação com o todo.
  6. Agir com profissionalismo.
  7. Perceber o educando de forma integral, conhecendo seus limites e possibilidades.
  8. Relacionamento interpessoal positivo.
  9. Cuidado com a saúde física e mental.
  10. Equilíbrio emocional.


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