Submissão Sadia

O texto a seguir é parte das respostas dadas a algumas pessoas que tem pedido aconselhamento e oração neste blog. Como muitas pessoas partilham dos mesmos problemas talvez os conselhos dados a elas sirvam para mais pessoas.

UMA MULHER QUE ESTÁ PARA CASAR MAS O NOIVO TEM TEMPERAMENTO FORTE E ELA SEMPRE CEDE ÀS SUAS VONTADES. SERIA ISSO A SUBMISSÃO BÍBLICA?

A submissão biblicamente falando é aceitar o homem como o líder da família. Mas, como Deus também diz que a mulher é uma "auxiliadora que lhe seja idônea" Gen. 2:18; ou, de acordo com a versão NTLH, "alguém que o ajude como se fosse sua outra metade", o homem precisa exercer sua liderança em comum acordo com sua esposa. Isto é, ele nunca deve decidir sozinho passando por cima da opinião, individualidade e personalidade da mulher que ele ama.

Se aquilo que ele disser estiver de acordo com os princípios da mulher e você como mulher sábia ver que aquela decisão específica que ele tomou é a melhor para todos, então submeta-se. Não queira brincar de cabo de guerra com seu marido apenas para mostrar que você também quer mandar. Mas se a decisão dele não foi a melhor, você precisa ter sabedoria, personalidade e principalmente calma para chamá-lo a um diálogo e dizer que não vai aceitar a decisão dele e que ele precisa repensar sua opinião. Mas lembre-se de falar com ele num tom de voz de quem ama e não de quem quer brigar.

Além do mais, o mesmo texto que diz que o homem é o cabeça da família, Efésios 5:22-25, também diz que o homem deve "amar a esposa como Cristo amou a igreja". E como Cristo amou a igreja? Ele morreu por ela. Então o homem que merece submissão de sua esposa é o mesmo que é capaz de se entregar até a morte por ela. Se seu noivo está disposto a isso, siga em frente e case com ele. Mas jamais se case com alguém se não tiver certeza que ele a fará feliz. Não case pensando que após casado ele mudará de atitudes. Acredite, ele não mudará. O que pode fazer é potencializar as atitudes, afinal, ele já conquistou a mulher amada, já casou com ela, então não precisa mudar nada por que ela casou com ele sabendo quem ele é - assim pensam alguns homens.

Não estou dizendo que pessoas com defeitos não mudem suas atitudes depois que se casam. Claro que se a pessoa quiser e com o poder de Deus todos podem mudar e melhorar para que o casamento seja feliz. Porém, isso acontecerá se a pessoa quiser mudar. Uma boa maneira de saber se ele quer mudar é testa-lo agora, antes de casar. Se ele não mostrar disposição agora isso será um sinal evidente de que após casado também não mudará. Você ainda pode escolher. Se você está satisfeita com ele assim mesmo, então vai em frente e sejam felizes para sempre.

Deus te abençoe,

Alessandro Oliveira


0 comentários to "Submissão Sadia"

Postar um comentário

Blog Archive

Web hosting for webmasters